Pr. Cacildo Melo
Povo é, usualmente, concebido como um conjunto de indivíduos que, num dado momento histórico, constitui uma nação. Se, por vezes, esta coincide com a totalidade de um território a ela associada, como normalmente acontece, é também o conjunto dos cidadãos de um país, ou seja, as pessoas que, mesmo que constituindo-se de diferentes etnias, estão vinculadas a um determinado regime jurídico, a um Estado. Na linguagem vulgar, a palavra "povo" pode referir-se à população de uma cidade ou região, a uma comunidade ou a uma família; também é utilizada para designar uma povoação, geralmente pequena (https://pt.wikipedia.org/wiki/Povo)
O povo de Deus não é identificado por bases físicas como antigamente, nem por idioma ou classe social. Hoje, o que insere um ser a nação santa, é a sua aceitação em tornar-se cidadão desta nova nação.
Algumas descrições bíblicas quanto ao referido Povo de Deus.
1) O povo convocado por Deus
A igreja carrega os traços de caráter do chefe de estado. Somos o povo de Deus, com isso, devemos nos ater em andar segundo a lei dada a nação.
2) Povo da nova aliança
A tornarmos povo de Deus temos com isso uma nova aliança. Tanto que iremos gozar disso, através da herança destinada ao povo celestial. O sangue de Jesus, deu aos que o tem como Senhor e Salvador o privilégio de ser herdeiro do Senhor. A nova aliança deu a possibilidade de sermos povo de Deus.
3) Povo da nova humanidade
Ao povo de Deus, foi dada nova filiação, nova vida e nova mentalidade. Esta nova sociedade não é fechada, podendo ser agregada a todo momento novos cidadãos. Sujeitos ao novo senhorio, sendo exigido uma resposta de fé pessoal daqueles que participam deste relacionamento de amor e obrigação. Através do novo nascimento é que Deus formará esta nova humanidade.
4) Povo comunitário
Deus convoca o povo a viver em modo coletivo. Aquele que almeja buscar um relacionamento com Deus sem querer comprometer-se com o fator comunitário estará cometendo grave erro. A vida em comunidade é uma das características marcantes deste povo.
5) Povo missionário
Aquilo que recebemos devemos passar adiante. Recebemos vida, devemos transmitir vida a outros. É dado ao povo poder e autoridade para avançar a obra do seu Senhor. A anunciação desse novo modelo de humanidade deve ser uma das prerrogativas deste povo. A proclamação dessa nova sociedade aqui na terra deve ser conhecido. Devemos anunciar as grandezas daquele que nos chamou.
6) O povo de Deus no mundo sem ser do mundo
Este povo foi levantado para viver o aqui e agora. A igreja é uma sociedade de seres humanos, uma comunidade visível como outras comunidades humanas. Deus não terminou sua obra em nós como indivíduos, nem tampouco terminou sua obra na igreja. O povo de Deus foi convocado aqui na terra para ser seu povo, e, com isso, não submeter-se ao reinado deste mundo.
Para ser povo de Deus. Temos que almejar fazer parte deste reinado. Submetermos ao seu Senhorio em nossas vidas.



0 comentários :
Postar um comentário