As bençãos espirituais para os filhos de Deus




Pr. Cacildo Melo

Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, aos santos e fiéis em Cristo Jesus que estão em Éfeso: A vocês, graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo. Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo. Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença. Em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade, para o louvor da sua gloriosa graça, a qual nos deu gratuitamente no Amado. Nele temos a redenção por meio de seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus, a qual ele derramou sobre nós com toda a sabedoria e entendimento. E nos revelou o mistério da sua vontade, de acordo com o seu bom propósito que ele estabeleceu em Cristo, isto é, de fazer convergir em Cristo todas as coisas, celestiais ou terrenas, na dispensação da plenitude dos tempos. Nele fomos também escolhidos, tendo sido predestinados conforme o plano daquele que faz todas as coisas segundo o propósito da sua vontade, a fim de que nós, os que primeiro esperamos em Cristo, sejamos para o louvor da sua glória. Nele, quando vocês ouviram e creram na palavra da verdade, o evangelho que os salvou, vocês foram selados com o Espírito Santo da promessa, que é a garantia da nossa herança até a redenção daqueles que pertencem a Deus, para o louvor da sua glória (Ef 1. 1 – 14)

Observamos que o apóstolo Paulo anuncia aos efésios que somos abençoados por Deus, e, que estas bênçãos estão nas regiões celestiais. Com isso, podemos afirmar que somos seres celestiais, tendo como possibilidade através da conquista de Cristo na cruz.

Muitos estão focados somente no aqui e agora. Não dão importância no futuro pelo qual estão destinados para viverem diante de Deus. A vida eterna é um futuro garantido para os predestinados para esta realidade.

Em se tratando das bênçãos, podemos observar oito delas nesta passagem:

1)    Elegeu-nos para sermos santos (v4)
2)    Predestinou-nos para sermos filhos (v5)
3)    Fez-nos agradáveis em Deus (v6)
4)    Remiu-nos pelo seu sangue (v7)
5)    Abundou para conosco toda a sabedoria e prudência (v8)
6)    Tornou sua vontade conhecida (v9, 10)
7)    Deu-nos uma herança (v11, 12)
8)    Selou-nos com o Espírito (v13, 14)

Nesta passagem observamos que a igreja de Cristo é abençoada, e que estas bençãos são espirituais. São a garantia de um futuro com o Criador. Presentes, por que estamos garantidos desde já pelo sangue do Cordeiro, futura por se tratar de passarmos desta vida natural e momentânea, para a vida espiritual, que é a eternidade.

A graça de Deus derramada sobre os seus eleitos. Sendo assim, somos eleitos para o propósito Dele. Tanto que, a predestinação é a adoção garantida. A palavra “predestinar” significa “destinar com antecipação”, sugerindo uma espécie de seleção. Em Romanos 8. 29:  Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. Na predestinação, a adoção, tem como interesse divino que sejamos transformados a imagem de Cristo. Não em igualdade, por Ele ser único, mas, em semelhança por termos como referência. Cristo é o filho por natureza, nós somos filhos por adoção.

A redenção significa libertação, reabilitação, reparo, salvação.  É o ato de adquirir de novo, de resgatar, de tirar do poder alheio, do cativeiro. É livrar-se de um passo arriscado, é livrar-se das penas do inferno. Deus rompeu as algemas da escravidão; Nele temos a redenção. Nele temos o preço pago por toda a escravidão. Podemos nos chegar diante Dele, reconhecendo a nossa fraqueza e limitação humana, pois Ele nos oferece a benção continuamente.


Cristo garantiu o futuro dos filhos de Deus. Futuro, que é maravilhoso: Mas, em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou (Rm 8. 37). Não havendo necessidade de desesperarmos diante da maneira vil que o mundo caminha, o caos que assola a humanidade sem Cristo: Filhinhos, vocês são de Deus e os venceram, porque aquele que está em vocês é maior do que aquele que está no mundo (I Jo 4. 4). A vitória é fato na vida dos filhos de Deus. Jesus é a vitória de Deus para a humanidade.
Share on Google Plus

About Cacildo Melo

0 comentários :

Postar um comentário