A falta de conhecimento gera consequências


Resultado de imagem para manipulado

Pr. Cacildo Melo


O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos (Os 4. 6)

Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores. Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? (Mt 7. 15, 16)

A falta de conhecimento é a ruína para o homem. O homem sem conhecimento peca por omissão, ou, comissão. Ou seja, faz o que não deve, e, deixa de fazer o que é necessário. A manipulação espiritual, é uma realidade nos dias de hoje. Devemos tomar cuidado em quem depositamos a direção do nosso caminho.
.
No contexto de Oséias, o sacerdócio estava corrompido, vivendo sob a apostasia:

Como eles se multiplicaram, assim pecaram contra mim; eu mudarei a sua honra em vergonha. Comem da oferta pelo pecado do meu povo, e pela transgressão dele têm desejo ardente. Por isso, como é o povo, assim será o sacerdote; e castigá-lo-ei segundo os seus caminhos, e dar-lhe-ei a recompensa das suas obras (Os 4. 7-9)

O povo de Israel estava distante do Senhor, por falta do conhecimento da Palavra de Deus. Os sacerdotes que deveriam ensinar realmente a verdade do Senhor, são, justamente os que negligenciam a pregação da Palavra.

Eu lhes escrevi todos os ensinos da minha Lei, mas eles os consideraram algo estranho (Os 4. 12).

A nação de Israel perderia o seu relacionamento com o Senhor, por não estarem em conformidade com a vontade do Senhor. Sem conhecimento, a probabilidade de errarmos é muito grande.

O conhecimento de Deus, é, inseparável da sua Palavra. Tanto que, os sacerdotes responsáveis por ensinar a lei, deveriam ser punidos por ignorarem ou esquecerem a lei.

Mas, a punição não estava relacionada somente aos sacerdotes, como vimos, o povo também sofrerá as consequências pelos atos dos falsos profetas.

No Evangelho de Mateus 7. 15, vemos Jesus alertando o povo em relação aos falsos profetas. Jesus diz que pelos frutos, no caso pelas obras (praticas) de tais “profetas”, e que podemos vivenciar a falsidade em suas palavras.

Mas para sabermos que  há falsidade em tais palavras, precisamos ser como os bereanos:

Os bereanos eram mais nobres do que os tessalonicenses, pois receberam a mensagem com grande interesse, examinando todos os dias as Escrituras, para ver se tudo era assim mesmo (At 17. 11).

Os bereanos, não contentavam-se somente em ouvir. Eles eram exímios observadores da Palavra. Não importando, quem estava a pregar.
Precisamos estar em constante comunhão com a Palavra do Senhor. Examinar diariamente. Observar se o que está sendo ensinado, através de aula ou, pregação condiz com as escrituras.

  
1)    A falta de conhecimento gera falsas doutrinas

O propósito é que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para outro pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro. Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo (Ef 4. 14, 15)

Os princípios apostólicos, são o parâmetro para identificarmos a sã doutrina. Não há outro parâmetro. A bíblia deve ser a única fonte de verdade para o cristão.

Existem várias denominações “Evangélicas”, sendo que, cada uma tem alguma doutrina que a caracteriza, ou, distingue das demais.

Há um só corpo e um só Espírito, assim como a esperança para a qual vocês foram chamados é uma só; há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus e Pai de todos, que é sobre todos, por meio de todos e em todos (Ef 4. 4 – 6).

O apóstolo Paulo estava em confronto com o comportamento dos cristãos de Éfeso. Ele enumera alguns pontos importantes para entendermos que em Deus, tudo é único: corpo, Espírito, esperança, fé, batismo e Deus. O apóstolo enfatiza a unicidade em Deus.

Infelizmente, temos uma diversidade de interpretações da Palavra. Sendo que ela é única. Várias denominações “Cristãs”, tem em comum, que as Escrituras é a única fonte de fé. Por que ela nos leva a Jesus, o Cristo de Deus. Mas, ao tratar-se de interpretação, nem todos estão em conformidade doutrinária.

Certa vez, tive contato com uma pessoa que dizia ser estudante da Palavra de Deus. Fiquei alegre, achei que poderia encontrar um aliado para somar no ensino das Escrituras. Mas, ao caminhar com tal pessoa fui surpreendido com tal comportamento. O mesmo, não media esforços para manter o que supostamente fosse verdadeiro para si. E dessa forma, não medindo esforços em alterar palavras da Bíblia, para assim, conservar-se em seu entendimento.

O mesmo, certa vez, para fundamentar uma questão, distorceu o texto de forma grotesca. E em outra situação, alterou uma palavra no versículo para fundamentar a sua posição. Mas, por que pessoas fazem isso? Pessoas que não submetem-se plenamente a verdade. Devemos nos conformar, aceitar a Palavra conforme ela é.

2)    A falta de conhecimento leva às pessoas a apostasia

O Espírito diz claramente que nos últimos tempos alguns abandonarão a fé e seguirão espíritos enganadores e doutrinas de demônios (I Tm 4. 1).

Será que vivemos nesta época? Observamos que o apostolo Paulo, nesta epistola, está combatendo ferrenhamente os falsos profetas. Os falsos ensinos que estavam sendo disseminados em sua época.

Vivenciamos esta realidade nos dias de hoje. Pessoas que supostamente, agem em nome do Senhor:

Cuidado com os falsos profetas. Eles vêm a vocês vestidos de peles de ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores (Mt 7. 15)
Nem todo aquele que me diz: Senhor, Senhor, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres? Então eu lhes direi claramente: Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês, que praticam o mal! (Mt 7. 21 – 23)

Jesus adverte ao povo em virtude dos falsos ensinos. Inclusive no capítulo 7 de Mateus, observamos Ele, alertando os seus seguidores, quanto as supostas práticas de tais “profetas”. Onde o mesmo, em atitude de reprovação, diz não conhece-los.

Neste texto, observamos que tal grupo de pessoas, chegam a Jesus e pedem clemência, argumentando terem agido em prol do reino de Deus, listando as suas práticas: profetizar, expulsar demônios e realizar milagres. E o que é mais importante, segundo eles em nome do Mestre.

“Profetizar”, qualquer pessoa pode fazer, inclusive os falsos profetas o fazem. Milagres, os demônios podem realizar, mas, expulsar demônios, somente através de Jesus.

Existe um termo em conceito teológico em que dizemos que toda a criatura será indesculpável. Inclusive uma das fundamentações Bíblica é:

Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são indesculpáveis (Rm 1. 20)

Deus age em qualquer lugar e situação. Há movimentos que tem como ênfase, somente milagres, expulsão de demônios, e as tais profecias. Negam o verdadeiro sentido da pregação da Palavra que é Jesus o salvador de almas. Para tais grupos, Jesus, é um mero santo milagreiro, entre outras situações. Mal sabem eles que serão indesculpáveis diante do Cristo. Por isso, que serão taxados desconhecidos do Senhor, por não fazerem a vontade do Pai.

3)    A falta de conhecimento manterá as pessoas cativas

O conhecimento é o caminho para a vida eterna. O contrário é a morte.

E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará (Jo 8. 32)

A Verdade é Cristo. O verdadeiro e único Senhor e Salvador. A vida está Nele, é por intermédio Dele que somos livres da ira de Deus. Uma vez conhecendo-o, estaremos libertos. Liberdade tem nome “Jesus Cristo”.

Existe um provérbio chinês que diz o seguinte: Todos os fatos têm três versões: a sua, a minha e a verdadeira.

Este provérbio aduz que existem algumas verdades, e, que esta verdade estará amparada através da verdade verdadeira. Parece ser verdadeiro esse pensamento. Mas, ao tratarmos da Verdade de Deus, sabemos que há somente uma Verdade. E, que devemos aceita-la como única, exclusiva e absoluta. E qual é o parâmetro para viver esta Verdade? Estarmos em Cristo.

A pregação da verdade de forma coerente, condizente com o que está escrito, é de estrema importância para os que foram chamados para tal ofício. Pois é nela que encontramos a verdade e vontade de Deus:

Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça (II Tm 3. 16)

A Palavra de Deus, é suficiente para levar as pessoas a Jesus Cristo. Nela encontramos a forma de entrarmos no Caminho para a salvação:

Respondeu Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim (Jo 14. 6)

Há pessoas que acham ter várias formas de achegarem-se a Deus. E com isso permanecem no erro. Distante da verdade. Tem movimentos que além de Jesus Cristo, oferecem outros itens para que as pessoas possam sentir-se amparadas por Deus. Alguns, acrescentam: água ungida, sal, pão, rosa, entre outros itens, que serão paliativos na vida espiritual de quem assim faz parte desse grupo.
Outros são firmados no ver para crer. Pessoas que precisam ver milagres, falar em línguas, expulsar demônios, entre outros sinais, para assim, sentirem-se seguro de que Deus está presente naquele lugar. Não havendo tal manifestação visual, o, Deus invisível não está presente.

Então Jesus lhe disse: Porque me viu, você creu? Felizes os que não viram e creram (Jo 20. 29)

Após a ressurreição de Jesus, alguns apóstolos o viram, e anunciaram tal experiência. Tomé, por sua vez não acreditou em seus parceiros. Chegando a dizer que seria necessário ver e tocar nas mãos e no lado que foi furado pela lança. Há muitas pessoas nesta situação. Elas precisam ver para crerem que Jesus tem poder. Há movimentos que fomentam o ver para crer. Por isso, utilizam-se de sinais para com isso afirmar que Deus está presente entre eles. E que onde não há estas evidências, Deus não opera.
Mas, o próprio Jesus disse que aqueles que há pessoas que não precisarão ver para crer que Deus tem poder. Há grupos de discípulos que não precisa ver uma paralítico levantar-se e andar para crer que Jesus tem poder, ou, até mesmo está presente. Não precisará falar em línguas para saberem que são salvos. Não precisará viver constantemente sob as maravilhas, para crer que Ele ama e ampara os seus.
Inclusive os evangelhos foram escritos para:

Jesus realizou na presença dos seus discípulos muitos outros sinais miraculosos, que não estão registrados neste livro. Mas estes foram escritos para que vocês creiam que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus e, crendo, tenham vida em seu nome (Jo 20. 31, 31)

          Os milagres, são somente para que nós venhamos identificar Jesus, como o Cristo de Deus. Aquele que tira o pecado do mundo (Jo 1. 29). A ênfase da vinda de Cristo, é a salvação humana, proporcionada por Ele.

            Seja bem aventurado. Entenda que devemos amar a Cristo pelo que ele é, e, não pelo que ele pode proporcionar para nós. Busque em conhecer a Cristo, os seus mandamentos, a sua Palavra. Assim, você estará imunizando-se contra os lobos com pele de cordeiro. A falta de conhecimento pode levar a morte, apostasia e gerar falsas doutrinas.
           
Cuidado com os falsos profetas. Que Deus abençoe você, e livre do homem mal. Não seja manipulado por homens egoístas e amantes de si mesmo.







[1] O termo doutrina pode ser definido como o conjunto de princípios que servem de base a um sistema religioso, político, filosófico, militar, pedagógico, entre outros (https://pt.wikipedia.org/wiki/Doutrina).
[2] Apostasia (em grego antigo απόστασις [apóstasis], "estar longe de") tem o sentido de um afastamento definitivo e deliberado de alguma coisa, uma renúncia de sua anterior fé ou doutrinação. Ao contrário da crença popular, não se refere a um mero desvio ou um afastamento em relação à sua  e à prática religiosa. Pode manifestar-se abertamente ou de modo oculto (https://pt.wikipedia.org/wiki/Apostasia).
Share on Google Plus

About Cacildo Melo

0 comentários :

Postar um comentário