A chave para a VIDA é a escolha certa


Pr. Cacildo Melo

Vês aqui, hoje te tenho proposto a vida e o bem, e a morte e o malPorquanto te ordeno hoje que ames ao Senhor teu Deus, que andes nos seus caminhos, e que guardes os seus mandamentos, e os seus estatutos, e os seus juízos, para que vivas, e te multipliques, e o Senhor teu Deus te abençoe na terra a qual entras a possuir. Porém se o teu coração se desviar, e não quiseres dar ouvidos, e fores seduzido para te inclinares a outros deuses, e os servires, Então eu vos declaro hoje que, certamente, perecereis; não prolongareis os dias na terra a que vais, passando o Jordão, para que, entrando nela, a possuas; Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência, Amando ao Senhor teu Deus, dando ouvidos à sua voz, e achegando-te a ele; pois ele é a tua vida, e o prolongamento dos teus dias; para que fiques na terra que o Senhor jurou a teus pais, a Abraão, a Isaque, e a Jacó, que lhes havia de dar (Dt 30. 15 – 20)

A vida do ser humano é feita de escolhas, seja no:

  • ·         Namoro
  • ·         Casamento
  • ·         Profissão
  • ·         Vida social
  • ·         Crença, etc...

E com isso, vivemos o reflexo de nossas esc
olhas. Em fim, somos o resultado daquilo que escolhemos ser. Embora, Deus escolheu o melhor para nós.

Porquanto te ordeno hoje que ames ao Senhor teu Deus, que andes nos seus caminhos, e que guardes os seus mandamentos, e os seus estatutos, e os seus juízos, para que vivas, e te multipliques, e o Senhor teu Deus te abençoe na terra a qual entras a possuir (Dt 30. 16)

Requisitos para adquirir a benção.

  • ·         Amar
  • ·         Andar
  • ·         Guardar


O contexto aqui, é do povo hebreu que estava no deserto gozando da tão sonhada liberdade, porém, não enxergavam isso em suas vidas. A benção para eles seria a conquista da terra prometida. A terra que manava leite e mel. A terra cultivada por Deus para abençoar os seus filhos. Mas, para adquirirem a terra era necessário fazer a escolha certa, tanto que o próprio Senhor orienta-os dando os requisitos para a possuírem.

Hoje a terra prometida é a Canaã celestial. Os requisitos continuam os mesmos amar, andar e guardar. Porém, mais um item foi adicionado, aceitarmos ser servos do Senhor. Jesus disse que foi preparar moradias, e que em breve voltaria (Jo 14. 2, 3). Aceitando o Senhorio de Cristo, vamos adquirir a nossa moradia celestial. No antigo testamento a terra prometida seria conquistada por obediência do povo de Deus. No novo testamento quem conquistou a terra prometida para o povo de Deus, foi o Filho, Jesus o Cristo de Deus. Sendo assim, não entramos na nova Jerusalém por obediência, mas, entretanto, por aceitação. Aceitando a Jesus como Senhor e Salvador de minha vida. Ele é quem conquistou a Nova Jerusalém para os salvos por Ele.

Porém se o teu coração se desviar, e não quiseres dar ouvidos, e fores seduzido para te inclinares a outros deuses, e os servires, Então eu vos declaro hoje que, certamente, perecereis; não prolongareis os dias na terra a que vais, passando o Jordão, para que, entrando nela, a possuas (Dt 30. 17, 18)

Em contra ponto, vimos a maldição.

Requisitos para perder a benção.

  • ·         Desviar
  • ·         Não ouvir
  • ·         Inclinar
  • ·         Servir


A maldição no antigo testamento, conforme esta passagem é não submeter-se ao Senhor. Deus quer salvar a todos, Ele ama a todos (Jo 3. 16), porém, se não for correspondido conforme o determinado por Ele, não haverá mudança de situação ao homem, permanecendo maldito (separado) do criador. A salvação da alma humana esta baseada em sua escolha. O que diferencia o ser humano de ser criatura, ou, filho de Deus é a sua escolha. Não haverá salvação para as criaturas de Deus.

Entendemos que a benção hoje é Jesus Cristo. Deus revela a seu povo a verdade sobre o futuro do homem. Onde a sua escolha irá determinar qual o seu destino. Futuro esse instituído como benção ou maldição. Muitos não aceitam que estão na condição de malditos perante o Senhor. Vivem para si mesmos, e, não toleram a verdade a cerca da maldição que carregam. A maldição do primeiro Adão, ou seja, a separação do Criador. Todos nascemos neste contexto, mas, cabe a cada um escolher sair dessa situação. A escolha é pessoal.

Lembrando que a nossa escolha determinará o nosso futuro. Futuro esse que está embasado na minha condição de vida hoje. A maldição é hereditária através de Adão. Nascemos malditos perante Deus. Cristo quebra toda maldição hereditária, tornando-nos nova criatura diante do Pai. Criaturas celestiais aprovadas para a salvação através do sangue de Cristo
Share on Google Plus

About Cacildo Melo

0 comentários :

Postar um comentário