Santo, santidade e santificar


Pr. Cacildo Melo

Santo = separado
Tornar-se santo, é prerrogativa exclusiva de Deus. Ele é ó único que tem poder para modificar a condição de um pecador e torná-lo santo. O Criador, através de Jesus Cristo, torna santo todos os que Nele crê e o tem como Senhor e Salvador. Tornar-se santo leva o homem para outra condição de vida. Todos os santos por Cristo saem da perdição, e, entram para a salvação da alma. Tornar-se santo, é ser separado para Deus, separado para a salvação.

Vocês serão para mim um reino de sacerdotes e uma nação santa. Essas são as palavras que você dirá aos israelitas (Ex 19. 6)

Vocês serão santos para mim, porque eu, o Senhor, sou santo, e os separei dentre os povos para serem meus (Lv 20. 26)

Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver (I Pe 1. 15)

Santidade = caráter renovado
É ato pessoal, sendo que, através da nova mente dada pela santidade promovida por Deus, faz parte do caráter do santo, o testemunho pessoal. Uma vez tornado santo, somos chamados a viver em santidade. Entretanto o ato de tornar-se santo é prerrogativa exclusiva de Deus, a santidade exige um esforço de quem já tornou-se santo. Esta situação está ligada a nova vida, a novidade da mente renovada a mudança de caráter. Tendo com isso novos hábitos que condizem com a sua nova conduta de vida.

Ora, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus ( 2 Co 7. 1)

Porque Deus não nos chamou para a impureza, mas para a santidade (I Ts 4. 7)


Santificar = a separação promovida pelo santo
É o ato em que os santos tem em relação a si, ou, a objetos pessoais. A igreja de Cristo tem autoridade para buscar a santificação, uma vez que, tem o Espírito Santo que promove a santidade pessoal. Como santo do Senhor, posso santificar meus objetos, sendo que, é a separação para Deus. Meu computador, carro, casa, dias, horas, etc... São exemplos do que podem passar pelo processo de santificação.

Porque eu sou o Senhor vosso Deus; portanto vós vos santificareis, e sereis santos, porque eu sou santo; e não vos contaminareis com nenhum réptil que se arrasta sobre a terra (Lv 11. 44)

Nem tireis cargas de vossas casas no dia de sábado, nem façais obra alguma; antes santificai o dia de sábado, como eu ordenei a vossos pais (Jr 17. 22)

Respondeu Moisés ao Senhor: O povo não poderá subir ao monte Sinai, porque tu nos tens advertido, dizendo: Marca limites ao redor do monte, e santifica-o (Ex 19. 23)

E santificarás o peito da oferta de movimento e o ombro da oferta alçada, que foi movido e alçado do carneiro das consagrações, que for de Arão e de seus filhos (Ex 29. 27)

E quando alguém santificar a sua casa para ser santa ao Senhor, o sacerdote a avaliará, seja boa ou seja má; como o sacerdote a avaliar, assim será (Lv 27. 14)

Santifica-me todo o primogênito, o que abrir toda a madre entre os filhos de Israel, de homens e de animais; porque meu é (Ex 13. 2)

Lembrando que ser santo, santificar-se e promover a santificação são atributos de Deus. Para isso, precisamos Dele para termos a sabedoria e força para tais práticas. Sem Ele nada podemos fazer.


Share on Google Plus

About Cacildo Melo

0 comentários :

Postar um comentário